domingo, 7 de dezembro de 2008

Humanidades Médicas - Por quê?

Foi chegado o momento de tomada de consciência para uma modificação na formação médica.
Em meio a tantas teorias e piadas sobre o assunto é crescente a conscientização da necessidade da introdução de módulos de arte e literatura no eixo de humanização dos currículos médicos. É o que já vem fazendo com sucesso inúmeras universidades no exterior e no Brasil, e a Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) também está nesse processo.
O dia-a-dia do médico lidando com o infortúnio humano pode em alguns casos alterar a sensibilidade à dor alheia e gerar prejuízo na relação médico x paciente e até mesmo retardar a recuperação do enfermo. A introdução de módulos de arte e literatura no currículo médico, vem atender à necessidade de estimular continuamente o exercício da sensibilidade e humanidade que o médico tanto necessita para exercer melhor sua profissão.

Um comentário:

Yeda Arouche disse...

Primeiro um Feliz 2009 e sucessos continuados em sua carreira! Agora, agradecendo sua visita ao meu blog e comentário deixado, devo dizer que fui ver seus trabalhos e tive a grata surpresa de conhecer mais essa faceta de sensibilidade sua! Parabéns pelos trabalhos, também, no campo da pintura! Abraços