quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Programação da semana

2a. feira dia 08/12/2008: Abertura do módulo com apresentação sobre a importância e o porquê da abordagem do tema

Em seguida produção de um texto reflexivo: "Quem sou eu" por cada aluno com posterior leitura compartilhada.

Leitura de poemas de Florbela Espanca com análise sobre que sentimentos ela deixava ver em cada poesia. Coincidentemente ao ler sua biografia para os alunos percebí que a data de seu nascimento e morte era dia 8 de dezembro. Então essa aula caiu bem como uma singela homenagem a essa grande poetisa, melhor dizer poeta portuguesa de vida tão amargurada.

3a. feira dia 09/12/2008: Apresentação de pinturas com temas médicos. Foi solicitado aos alunos que descrevessem que tipo de sentimento algumas pinturas demonstravam e o significado de cada uma. As cores das pinturas as atitudes dos retratados também foi explorada.

Logo depois o Filme "As Invasões Bárbaras" que ficou para ser refletido em casa e no dia seguinte abrir discussão sobre as reflexões.

4a. feira dia 10/12/2008: Discussão sobre o filme "As Invasões Bárbaras" que rendeu muitas reflexões, críticas, possibilitando que cada aluno externasse livremente sua opinião sobre os temas nele abordados.

Em seguida foi feito uma produção de texto reflexivo sobre o tema:"Atendimento Médico". Poderia ser um relato de experiência pessoal positiva ou negativa ou a narrativa de algo presenciado.

Alguns dos relatos foram lidos em sala e geraram calorosas discussões. O pensamento crítico e as questões dos valores humanos foram bem evidenciados.

5a. feira dia 11/12/2008: Com a aproximação do Natal foi escolhido um texto de Clarice Lispector, dentre os que foram disponibilizados para leitura com o título de Natal. Foi discutido então o que é o Natal para cada um. Qual o sentido atual do Natal na vida de cada um deles. Foi lembrado o Natal dos sem família, dos asilos, etc.

Posteriormente foi visto o documentário:"Janela da Alma" com relatos de Win wenders, Oliver Sacks, Fayga Ostrower, Marieta Severo e muitos outros artistas famosos. Cada um mostrando a sua visão de sensibilidade. Foi solicitado que os alunos postassem em seu blog suas considerações.

6a. feira dia 12/12/2008: Ficou reservado para uma visita a um museu. De preferência ao do Centro Cultural Dragão do Mar ou ao MAUC. Nessa visita cada aluno deverá escolher uma obra de arte que o sensibilize e descrever as suas sensações.

2 comentários:

Voodoo e Patine disse...

Olá, desde Portugal, lisboa, muito obrigado pelo comentário no meu blog. A estrutura do seu curso está muito interessante. Quem me dera poder assistir. Quem sabe um dia você vem cá e dá umas palestras e seminários na SPAT.

Eu não sei como é que você faz para seguir o meu blog, mas eu vou seguir o seu.

Um beijinho,
Vanessa da Trindade

Yeda Arouche disse...

Gostaria de parabenizar por esse trabalho que humaniza o profissional tornando-o um instrumento de qualidade de vida! Excelente e necessário!

obrigada por sua visita ao meu blog e se puder ajudar de alguma forma, entre em contato!

Boas Festas e que em 2009 vc possa ampliar suas realizações no campo da saúde, onde seu pessoal muito precisa ter no coração e na mente o sentimento de respeito pelo próximo!

Abraços festivos!
Yeda Arouche
http´://yedaarouche.arteblog.com.br